segunda-feira, 6 de junho de 2011

Câncer: Definição e Funcionamento Geral



     Câncer , ou tumor maligno, se caracteriza por um proliferação anormal e descontrolada de células que, por algum motivo,  perderam seu controle funcional   sobre o crescimento celular e sobre determinadas atividades celulares específicas ou gerais ocasionando a invasão de tecidos e órgãos.
     As células normais possuem uma orientação natural a seguir durante seu processo de desenvolvimento, maturação e  multiplicação. Essa orientação é determinada por um conjunto de moléculas informacionais contidas no núcleo celular (o DNA) a partir do qual são também produzidas famílias de fatores de crescimento extracelulares, proteínas que induzem células em intérfase a se dividirem e diferenciar-se. O DNA possui um código bioquímico-molecular intrínseco composto por unidades transcricionais denominadas genes. Os genes codificam nossa identidade genética e contém todas as informações necessárias para que a vida celular possa prosseguir normalmente. No entanto, fatores externos (fatores ambientais), internos (fatores genético-fisiológicos) ou ainda  a associação de ambos podem causar alterações (mutações) em regiões  do DNA que eventualmente contenham genes importantes no processo de controle da divisão celular assim como regiões genômicas reguladoras de  morte celular programada. E é exatamente quando uma ou mais células de determinado tecido são afetadas nessas regiões de controle (não sendo capazes de reparar o dano causado) é que potencialmente se inicia o desenvolvimento de um tumor. É importante ressaltar também que mais de uma mutação faz-se necessária para causar a desregulação total da divisão celular e progresso da doença supracitada.
     
    Quanto aos tumores, estes podem ser classificados em duas categorias gerais: os tumores benignos e os tumores malignos. Os tumores benignos não possuem a capacidade de se dispersar para outras regiões corpo, porém também exigem cuidados e tratamento adequado por se tratarem, assim como outros gêneros de tumores, de alterações celulares anormais. Já os tumores malignos perdem a limitação regional característica de tumores benignos podendo espalhar-se  por diversas regiões do corpo, o que é denominado metátase e constitui o    principal fator indicativo, embora não único, de diagnóstico do chamado Câncer. 



Fontes:

Lehninger, A L.; Nelson, D. and Cox, M. M., Principles of Biochemistry, 5nd edition, Worth Publishers.
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322
http://www.hcanc.org.br/index.php?page=12



Postado por Bruna Stéfany

Um comentário:

Let disse...

Muito bom o texto, Bruna!
Vou mandar o link do blog pro Luis dizer o que acha (se ele tiver tempo, né?)
xD

Postar um comentário