quarta-feira, 8 de junho de 2011

Metástase e angiogênese

                A capacidade de tumores malignos de entrar em metástase representa um dos maiores riscos para a saúde dos indivíduos portadores de câncer, pois através deste processo os tumores podem se espalhar para qualquer parte do organismo por meio dos vasos sanguíneos ou linfáticos.

                Células cancerosas em rápida divisão frequentemente formam tumores de grande diâmetro. Ao atingirem cerca de 1 a 2 milímetros de diâmetro, as células tumorais começam a apresentar dificuldade em adquirir oxigênio e nutrientes. Nestas condições, estas células passam a secretar uma grande quantidade de fatores de crescimento, como os da família VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor, ou Fator de Crescimento Endotelial Vascular)

Estrutura cristalográfica do VEGF-A

                 As células dos capilares vasculares possuem receptores para o VEGF, e ao se ligarem ao fator, uma cascata de reações intracelulares é ativada desencadeando sua divisão, migração e organização na forma de novos capilares sanguíneos. A este processo é dado o nome de angiogênese.

Cascata de sinalização que leva à angiogênese.

                Embora aconteça em condições naturais no organismo, este é um processo de especial importância na progressão de tumores malignos, e um dos eventos críticos na ocorrência de metástase. Além disso, sem a formação de novos vasos sanguíneos, os tumores dificilmente atingem tamanhos maiores que 2mm de diâmetro em função dos défcits nutricionais pelos quais passam as células em ploriferação. Por este motivo diversas pesquisas estão sendo feitas com o objetivo de se entender melhor os fatores envolvidos na angiogênese para que se possa desenvolver maneiras de bloqueá-los.



Fontes: 
Alberts, Bray, Hopkin, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, & Walter. Essential Cell Biology, 3rd Edition
http://www.cancer.gov/cancertopics/understandingcancer/angiogenesis
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Protein_VEGFA_PDB_1bj1.png

Postado por Diogo César


Um comentário:

Let disse...

Esse ficou excelente! Muito bem ilustrado e com uma linguagem fácil de entender.
Gostei =)

Postar um comentário